domingo, 17 de maio de 2020



A NECESSIDADE DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO

Temos muitas necessidades que ao serem supridas tornam possível a nossa existência como seres humanos, algumas dessas necessidades são imprescindíveis, outras não. Precisamos de oxigênio; precisamos ser amados desde a gestação para atingirmos o pleno desenvolvimento como pessoas. Entretanto, no rol das necessidades humanas não vamos encontrar a necessidade de aceitação do evangelho de Jesus Cristo, muito embora seja a maior de todas as necessidades. Jesus Cristo foi categórico ao afirmar “Quem crer (no evangelho) e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16:16) Devemos então admitir a necessidade de aceitarmos o evangelho de Jesus Cristo. E é missão da igreja de Jesus Cristo pregar esse evangelho a todas as pessoas.
No livro de Atos lemos a história de um homem chamado Cornélio, centurião romano que morava na cidade de Cesareia, muito piedoso, temente a Deus,  e que ajudava os pobres e orava continuamente. Um dia teve uma visão por volta das três horas da tarde, conforme relata o texto bíblico: “Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus, que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos, e possuído de temor, perguntou: Que é Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.” (Atos 10:3 e 4) A religiosidade de uma pessoa nem sempre é desaprovada por Deus; a de Cornélio, por exemplo, era notória nos céus, mas isso não atestava seu conhecimento e aceitação do evangelho de Jesus Cristo. Essa visão se deu provavelmente enquanto ele orava a Deus. Quando oramos, Deus se revela a nós de diferentes maneiras ou através de manifestação sobrenatural como foi no caso de Cornélio. Sobre a oração há um imperativo bíblico “Orai sem cessar.” (I Tessalonicenses 5:17) A oração de Cornélio subiu a Deus como a fumaça subia nos sacrifícios da Antiga Aliança; alguém disse que as orações de Cornélio tinham “eficácia sacrificial”. Não devemos julgar as pessoas religiosas que não compartilham das mesmas crenças que nós, mas que são tementes a Deus. Quando Cornélio tem essa visão, reage com temor ante o sobrenatural, mas demonstra fé e obediência ao atender o pedido do anjo de Deus, que lhe diz: “Agora envia mensageiros a Jope, e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, o curtidor, cuja residência está situada à beira-mar.” (Atos 10:5 e 6) Enquanto os mensageiros enviados por Cornélio vão ao encontro de Pedro em Jope, este tem uma visão: “Então viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra, e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro; mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor, porque jamais comi cousa alguma comum e imunda. Segunda vez a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isto por três vezes e logo aquele objeto foi recolhido ao céu.” (Atos 10:11-16) Através dessa visão Deus estava querendo libertar Pedro dos seus escrúpulos e preconceitos quanto à religião judaica e aos gentios, e lhe mostrar que poderia comer qualquer coisa que lhe fosse oferecida. Nem a comida dos gentios, nem os gentios deveriam ser considerados imundos. Na igreja de Jesus Cristo todos os escrúpulos e toda hesitação ou dúvida de consciência foram cancelados por Deus, agora tanto judeus quanto gentios fazem parte de um mesmo corpo - a igreja de Jesus Cristo. Se ainda temos escrúpulos e preconceitos, precisamos nos libertar como Pedro foi liberto.  
Pedro recebe os homens enviados por Cornélio e vai com eles à sua casa em Cesareia; quando chega, Cornélio lhe diz o motivo pelo qual mandou chamá-lo. Pedro então lhes fala do evangelho, reconhecendo que Deus não faz acepção de pessoas, mas a todos aceita; neste ínterim o Espírito Santo de Deus é derramado sobre Cornélio e todos os que estão em sua casa. (Atos 10:17-48)
Deus não tem favoritos, mas aceita a todos que o buscam e se chegam a Ele. O evangelho torna a necessidade de salvação possível graças à expiação dos nossos pecados por Jesus Cristo, através da sua morte na cruz. A nossa culpa foi paga. Se Cornélio tivesse dito 'Meus atos meritórios: temor a Deus, esmolas e orações são suficientes para obter para mim e minha casa o favor de Deus, e não preciso desse evangelho', com certeza não teria sido aceito por Deus e nem encontrado a salvação que há em Jesus Cristo.
Uma vida virtuosa é aceitável aos olhos de Deus quando reconhecemos a nossa insuficiência, e pela fé recebemos o evangelho proclamador da graça de Deus. Uma vida piedosa, religiosa e de temor a Deus, não é suficiente para a salvação. Cornélio desejou ouvir o evangelho e quando ouviu aceitou de coração, não somente ele, mas toda a sua casa. E essa decisão foi confirmada com a descida do Espírito Santo de Deus sobre todos, sendo depois batizados nas águas.
Você leitor talvez pergunte: o que preciso fazer para receber a salvação? 
Creia em Jesus Cristo como o Filho de Deus, que veio a este mundo para entregar a sua vida em resgate da nossa. Nisso consiste a nossa salvação. Creia, aceite e seja salvo.
A Deus toda a glória!
JSF

Citações da Bíblia Tradução de Almeida Revista e Atualizada no Brasil - SBB     
     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário