terça-feira, 6 de outubro de 2020

 

BATALHA ESPIRITUAL

 

Paulo, apóstolo, escreveu da prisão em Roma a carta aos efésios, tratando dos padrões cristãos para a vida pessoal de cada seguidor de Jesus Cristo, para a vida de comunhão na igreja e para o lar cristão. É, portanto, uma carta instrucional, na qual realça a habitação do Espírito de Deus em nós, o que torna possível alcançar esse padrão, porém não descartando uma intensa batalha espiritual que será travada. E por que essa batalha espiritual na vida cristã? “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12) O mundo todo está debaixo do poder do maligno, daí ser denominado mundo tenebroso. A Bíblia diz: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (I João 5:19) Os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso e as forças espirituais do mal estão sob o comando do diabo, a antiga serpente, Satanás, o nosso adversário; Jesus Cristo o chamou de “príncipe do mundo”, quando disse: “Já não falarei muito com vocês, porque aí vem o príncipe do mundo, e ele não tem poder sobre mim.” (João 14:30) O mundo invisível e espiritual é tão real quanto o mundo físico que vemos.

A batalha espiritual é uma grande luta, e não devemos entrar nessa luta sem nos fortalecermos no poder de Jesus Cristo; Paulo escreve: “Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor (Jesus Cristo) e na força do seu poder.” (Efésios 6:10) O cristão não pode fortalecer a si próprio, mas precisa receber poder do alto; não uma única vez, mas sempre. Precisa viver em comunhão diária com Cristo, pois Ele disse: “porque sem mim vocês não podem fazer nada.” (João 15:5b) Não vamos subestimar a força do adversário, mas viver em constante comunhão com Cristo, receber do Seu poder, e então lutar com as armas de Deus.

Paulo descreve a armadura de Deus composta de seis peças, sendo cinco de defesa e uma de ataque, e diz: "Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.” (Efésios 6:11) referindo-se a uma armadura completa para ser usada o tempo todo. Por “ciladas do diabo” entendemos os meios astutos do adversário, suas artimanhas e sutilezas, que constituem a primeira dificuldade da luta. O adversário é espiritual e sem a armadura de Deus nós seremos derrotados, daí precisarmos estar preparados o tempo todo e, principalmente, no “dia mal” (Efésios 6:13) quando o adversário prepara um ataque completo contra nós. Não fomos instruídos para atacar o diabo, mas para resisti-lo: “Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7)   

A armadura de Deus – as peças de defesa:

1 – “Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade...” (Efésios 6:14a)

A ordem das peças é a mesma na sequência em que o soldado romano as vestia. Antes da armadura ser vestida, as roupas de baixo do soldado deveriam estar bem presas ao corpo por uma cinta. A verdade na frente - Cristo é a verdade!

2 – “...e vestindo a couraça da justiça.” (Efésios 6:14b)

A justiça de Cristo atribuída a nós - tudo o que Ele fez por nós. Isaías profetizou sobre Ele como sendo o guerreiro celestial: “Vestiu-se de justiça, como de uma couraça” (Isaías 59:17a) 

3 – “Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz”  (Efésios 6:15)

Nossos pés estão plantados na paz de Cristo. O evangelho traz essa paz ao coração. O soldado romano possuía cravos na sola para lhe darem firmeza na batalha. O evangelho da paz, da mesma forma, nos dá firmeza.

4 – “segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno.” (Efésios 6:16)

Os dardos eram incendiários; há registro histórico de um soldado romano que foi atingido por duzentos e vinte dardos em seu escudo durante uma batalha. Os dardos, na batalha espiritual, são as dúvidas. A dúvida é o maior ataque à nossa fé, não se opõe a ela, mas pode destrui-la. Precisamos do escudo da fé.  

5 – “Usem também o capacete da salvação...” (Efésios 17a)

O capacete do soldado romano era feito de bronze ou ferro. A peça que protege a nossa mente é a salvação em Jesus Cristo. Essa salvação compreende a justificação no nosso passado, a santificação no nosso presente e a glorificação no nosso futuro. O retorno de Jesus Cristo é o capacete da nossa salvação, a nossa proteção; devemos nos lembrar que Ele voltará para nos levar, e essa grande esperança nos protege de toda notícia destruidora.

A armadura de Deus – a peça de ataque:

6 – “...e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” (Efésios 6:17b)

A Palavra de Deus é comparada na Bíblia a uma “espada de dois gumes” (Hebreus 4:12) A Palavra de Deus é a espada do Espírito, porque é dada pelo Espírito. Quando enfrentou o diabo no deserto, Cristo usou a Palavra de Deus. (1)

Paulo acrescenta: “Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Efésios 6:18)  É como se dissesse vistam-se da armadura de Deus com oração. Precisamos exercitar a oração e a súplica em todas as suas formas. Nas batalhas modernas é fundamental o domínio dos ares; quem tem esse domínio leva vantagem. Precisamos em nossas batalhas espirituais, estarmos o tempo todo em contato com o nosso comandante. “Não é a ovelha orando que o diabo treme, mas é a presença do pastor.” (2) O nosso comandante é Jesus Cristo, poderoso nas batalhas. Ele venceu, e com Ele venceremos também. 

    

A Deus toda a glória!


JSF


Citações da Bíblia Nova Almeida Atualizada - SBB 

1 – Mateus 4:1-10; 2 – A. W. Tozer   


Nenhum comentário:

Postar um comentário